Gostou do artigo? Compartilhe!

Os cinco elementos na medicina chinesa

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

Uma das teorias filosóficas que fundamentam a medicina chinesa é a dos cinco elementos. Segundo esta teoria, a cada órgão do corpo são atribuídas as características de um determinado elemento da natureza (água, madeira, fogo, terra, metal), e a relação harmoniosa entre eles determina o equilíbrio do individuo. Entretanto, cada pessoa tem uma personalidade mais ou menos próxima de um elemento, com as suas respectivas forças e vulnerabilidades. Neste texto, o paciente poderá identificar qual (is) o(s) elemento(s) que melhor o descrevem, e a partir daí descobrir os principais padrões de desarmonia a que está sujeito, tanto internamente quanto no seu relacionamento com outras pessoas, o que com certeza o ajudará a se prevenir dos fatores causadores de desequilíbrio.

 A água

Este elemento é representado pelos rins, que são a fonte de todo o yin e o yang do corpo. A água representa energia armazenada (yin) e em movimento (yang). Em termos de personalidade o aspecto yin está relacionado a aceitar as mudanças inevitáveis e as situações que fogem do nosso controle (por exemplo, a velhice e a morte). E também à confiança em si mesmo. Já o aspecto yang está relacionado à força de vontade em realizar tudo aquilo que você planejou e colocou como sua meta. Trata-se de uma personalidade que deseja permanecer em segundo plano, e outras características importantes são: autoconfiança, inteligência (no sentido de descobrir a verdade e ter uma postura crítica em relação aos fatos) e estabilidade.

 Padrões de desarmonia: medos profundos, por exemplo, da morte, do fracasso, do sexo, de ficar sozinho, e das principais mudanças que ocorrem no ciclo de vida (adolescência, idade adulta, velhice, gravidez, menopausa). Teimosia, falta de ambição, falta de determinação. Ansiedade, fobia, desconfiança, paranoia. Foco no fazer, apego excessivo ao trabalho, em detrimento do ser. Falta de consideração por si mesmo e pelos outros, falta de solidariedade.

Lições de vida: aprender a encontrar motivação para suas ações na tranquilidade interior, e não na insegurança. O medo é yin, e a vontade/ambição é yang, e o excesso de um leva ao consumo/diminuição do outro. Portanto, quanto mais a pessoa trabalha e esgota a sua energia, mais profundos os seus medos, o que gera um círculo vicioso de medo e necessidade de controle/dominação. Desenvolver a compaixão, abrir-se para o amor, permitir-se um tempo para descanso e reposição energética.

Padrões orgânicos: distúrbios urinários (enurese noturna, necessidade frequente de urinar, aumento do volume de urina), lombalgia, fraqueza nos joelhos, insônia, pesadelos, ondas noturnas de calor, perda de sêmen, corrimento vaginal, distúrbios menstruais, amenorreia, dificuldade para ouvir, falta de ar (na inspiração), edema, distúrbios sexuais. Fraqueza dos ossos, artrite, senilidade.

Sinais/sintomas de desarmonia segundo medicina chinesa: necessidade do sabor salgado, ou gosto salgado na boca. Cor preta sob os olhos. Odor pútrido. Sonhos com água.

Fator prejudicial: frio

Madeira

Este elemento é representado pelo fígado, órgão que garante o fluxo harmonioso de energia (qi), e que os extremos estejam sob controle. Está relacionado à intuição, à imaginação, à criatividade, às decisões rápidas, flexibilidade e liderança. A falta de controle manifesta-se como surtos de raiva, enquanto o controle excessivo leva à internalização da agressão, o que pode gerar depressão. A víscera acoplada, vesícula biliar, está relacionada à coragem e iniciativa.

O fígado abriga a chamada "alma etérea" , que influencia nossos sonhos e a capacidade de planejar a vida. Está enraizada no sangue e no yin.

Padrões de desarmonia: agressividade, irritabilidade, labilidade emocional, intolerância, frustração, autopiedade. Injusto consigo mesmo e com os outros. Timidez, indecisão, falta de coragem e de iniciativa. Conflito em relação à própria personalidade, insegurança quanto à identidade e ao caminho a ser seguido na vida. Sonhos dispersos. Sensação de estar fora do corpo enquanto dorme. Tendência à procrastinação, à hesitação. Rigidez muscular.

Lições de vida: substituir o julgamento apressado pela observação, entrar em contato com o “eu” e a intuição. Acalmar a pressão interna.

Padrões orgânicos: enxaqueca, tontura, AVC (derrame). Sensação de inchaço/distensão no peito, na barriga, nos hipocôndrios. Sensação de algo entalado na garganta. Sangramento digestivo, nasal, ou tosse com sangue. Massas (tumores) abdominais ou nas mamas. Corrimento vaginal, menstruação dolorosa, com sangramento abundante e coágulos. Inflamação no escroto/testículo. Visão prejudicada. Câimbras, dores nos nervos, dormência dos membros, tiques.  

Sinais/sintomas de desarmonia segundo medicina chinesa: cor esverdeada da face, gosto azedo (ou amargo) na boca.

Fator prejudicial: vento

O fogo

O fogo é representado pelo coração que , segundo a medicina chinesa, abriga a mente. Um coração saudável se reflete em boa memória, consciência e pensamento claros, sono preservado, e equilíbrio emocional. O fogo dá vida à matéria, e se irradia a partir do indivíduo para todos os seres vivos. É uma energia em expansão. Está relacionado à alegria de sentir-se vivo e ao sentimento de unidade com os outros seres; ao amor e à compaixão.  Trata-se de uma personalidade carismática, espontânea. A víscera relacionada é o intestino delgado, que abriga a capacidade de julgamento, de discernimento.

Padrões de desarmonia: insônia, memória fraca, falta de clareza mental, dificuldade de concentração.  Fadiga mental. Inquietude, ansiedade. Tédio, sensação de vazio interior, falta de interesse, introversão, apatia, seriedade excessiva, egoísmo. Mania, excitação, labilidade emocional. Sensação se solidão, de não ser amado e de incapacidade para amar. Bloqueio do raciocínio. Distúrbios da fala: discurso incompreensível, afasia ou gagueira (o coração se abre na língua). Vícios (drogas, sexo, dinheiro...).

Lições de vida: cuidar para que não aconteça o bloqueio energético, através da expressão dos seus sentimentos aos outros. Procurar uma alimentação balanceada e exercícios físicos apropriados. Evitar estimulantes, como café e drogas. Buscar a harmonia, evitando os extremos de tédio e excitação.

Padrões orgânicos: angina, infarto, palpitações. Sensação de opressão no peito. Falta de ar quando faz exercícios físicos. Sudorese excessiva, principalmente nas mãos, mas também na face e no tórax. Cefaleia, hipertensão ou hipotensão. Mãos frias, distúrbios de circulação periférica.  Úlceras na língua. Queimação ao urinar, sangue na urina, sangramento menstrual excessivo.

Sinais/sintomas de desarmonia segundo medicina chinesa: face vermelha, gosto amargo na boca, sonhos com fogo, ponta da língua muito vermelha.

Fator prejudicial: calor

A terra

É representada pelo baço-pâncreas e sua víscera acoplada, o estômago. A terra simboliza a nutrição e a sedimentação da mente e do espírito no corpo físico. O baço é a residência do intelecto, do pensamento lógico, da contemplação e da análise. Confere estabilidade e sensação de segurança. Está associado ao cuidar. As pessoas com predominância deste elemento são estáveis, afetuosas, agradáveis, solidárias, solícitas. O baço transforma a energia dos alimentos e a envia em ascendência para o pulmão. O baço se abre na boca, e a sua boa saúde pode ser vista em lábios rosados e úmidos.

Padrões de desarmonia: Falta de iniciativa, no sentido de “pensamento demais e pouca ação”. Viver num mundo interior de pensamentos e preocupações, que podem inclusive estar dissociados da realidade (pensamentos obsessivos, por exemplo). Insegurança. Desnutrição, fraqueza. Cansaço mental, dificuldade de concentração, raciocínio lento. Chantagem emocional. Solidariedade e solicitude em demasia, que acabam sufocando os outros, privando-os de seu crescimento, independência e criatividade. Utilização de pretextos altruístas para fins egoístas. Indivíduos possessivos, intrometidos. Sonhos repetitivos, sono inquieto.

Lições de vida: alimentar-se de refeições nutritivas, como grãos e carne. Evitar estudos e preocupações excessivas, desenvolver o contato harmonioso com a natureza e com a terra, fazer exercícios físicos adequados. Conectar-se à realidade. Evitar uso de computadores e similares. Aprender a cuidar de si mesmo.

Padrões orgânicos: dores difusas pelo corpo, dores articulares e musculares, sensação de corpo pesado. Edema. Fezes amolecidas ou diarreia; gases. Obesidade ou desnutrição. Distensão ou sensação de plenitude abdominal após a refeição, sono excessivo após uma refeição. Fraqueza nos membros. Frio no abdome e nos membros.  Prolapsos de estômago, bexiga, ânus/reto, útero. Sangramento uterino (excessivo), urinário ou intestinal.

Sinais/sintomas de desarmonia segundo medicina chinesa: face amarela, gosto adocicado na boca, língua inchada, com revestimento branco e pegajoso. Desejo de comer doces. Sonhos com fome ou abismos.

Fator prejudicial: umidade

Metal

É representado pelos pulmões e sua víscera acoplada, o intestino grosso. A respiração conecta o indivíduo com o ambiente externo, e permite sentir o momento, a vitalidade do corpo e suas necessidades básicas. O metal está envolvido com a formação e a dissolução dos vínculos emocionais. A perda dos vínculos causa do sentimento de pesar. O processo do pesar se completa quando as ligações antigas se desfazem e dão espaço a coisas novas. A grande virtude deste elemento é a sinceridade, e a harmonia se manifesta pelo desapego. O pulmão governa o qi, e é o responsável pela formação da energia "correta"  no tórax.

Padrões de desarmonia: Apego excessivo, mágoa reprimida, pesar silencioso, introspecção, melancolia. Dificuldade em criar laços duradouros. Dificuldade em se libertar do passado. Indivíduos que usam as outras pessoas, e estabelecem relacionamentos apenas para aliviar a dor do pesar.

Lições de vida: participar do momento presente de forma plena. Desprender-se do passado.

Padrões orgânicos: Rinite, sinusite, asma, bronquite. Doenças de pele, como alergias, neurodermatite, urticária, eczema. Edema  do rosto, ou da língua.  Infecções respiratórias de repetição, suscetibilidade ao frio.

Sinais/sintomas de desarmonia segundo medicina chinesa: face pálida, odor podre. Necessidade do sabor picante. Sonhos com medo, choro ou morte.

Fator prejudicial: secura.

Continua...